segunda-feira, 15 de julho de 2013

Manifestações populares são tema da redação do vestibular

A importância das manifestações populares para a construção de uma sociedade democrática foi o tema da prova de redação do vestibular 2013.2 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Neste primeiro dia de avaliação os candidatos refletiram sobre a conjuntura política, social e econômica do país com abordagem de assuntos que estão em discussão no cotidiano.
Manifestações populares são tema da redação do vestibular
Fotos: Bernardo Bezerra e Edvan Barbosa - Ascom/Uefs
A estudante Renara Stone, 17 anos, disse ter ficado surpresa com o tema. “Como oassunto está muito explícito e muitas pessoas se preparam neste sentido, achava que teríamos que escrever sobre outro tema”. A candidata está prestando vestibular para o curso de Odontologia.
prosel_14-7-13-2_6
   Fernanda dos Reis, 31 anos, que concorre a uma vaga do curso de Medicina, também acredita que os candidatos estavam preparados para escrever sobre as manifestações populares. “Acho bom poder refletir sobre este tema
da contemporaneidade”, disse.
   Neste domingo, 16 candidatos foram excluídos do vestibular por porte irregular de aparelhos prosel_14-7-13-2_4eletrônicos, em especial celulares. O edital do ProSel é explícito sobre a proibição, mas alguns ainda são surpreendidos com esses equipamentos, através de detector de metais, ao se dirigiram a sanitários.
   Dentro das políticas de ações afirmativas, a Uefs inscreveu neste vestibular 162 candidatos indígenas e 74 quilombolas. A Instituição prosel_14-7-13-2_8oferece duas vagas a mais, por curso, para pessoas que comprovadamente residem nestas comunidades.
   Além de Redação, neste domingo foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. A abstenção neste primeiro dia foi de 16,57%, o que equivale a 1.578 ausentes dos 9.526 inscritos. O vestibular da Uefs prossegue nesta
prosel_14-7-13-2_3
segunda-feira com as provas de História, Geografia e Matemática. Terça-feira (16),último dia, serão aplicadas as provas de Física, Química e Biologia.
   Sala de espera
   Enquanto os candidatos realizavam as provas, pais dos estudantes foram recepcionados na Biblioteca Central Julieta Carteado, localizada no campus universitário. As atividades começaram às 8h com palestra da professora Judinara Braz da Silva Mota de Carvalho com o tema “A Família na Universidade”, seguida de apresentações artísticas e corporais, com a participação dos acompanhantes.
  O reitor José Carlos Barreto apresentou a Uefs e conversou sobre temas como estrutura do campus, história da Uefs e bolsas de pesquisa para os alunos da instituição.                                Clodualdo Costa Silva, 51 anos, veio do município de Gandu para acompanhar o filho de 17 anos que está prestando vestibular para o curso de Engenharia Civil. Ele ainda trouxe um sobrinho e o filho de um amigo. “Não conhecia o campus da Uefs e estou impressionado com a estrutura, a organização e o acolhimento que ajudou a quebrar a tensão”.
   O Programa Sala de Espera promove oficinas de atividades recreativas como dança de salão, relaxamento e leituras. As atividades acontecem até terça-feira e começam a partir de 8h. Os pais e acompanhantes são recepcionados no pórtico da Uefs.
Ascom/Uefs

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Feira Notícias. Tecnologia do Blogger.